dança, Posts do blog

Cia Lápis de Seda

Dança da Diferença

Cia. Lápis de Seda, que atua com proposta inclusiva, começa turnê brasileira em frente ao Museu do Amanhã, no RJ

A Companhia de Dança Lápis de Seda, que atua desde 2014 em Florianópolis (SC) com uma proposta de dança inclusiva, começa pelo Rio de Janeiro uma turnê que abrange cinco capitais brasileiras. Patrocinado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, legitimado pela empresa Cateno, o projeto profissionaliza bailarinos que vivem e atuam na capital catarinense. Coordenado pela professora de dança e coreógrafa Ana Luiza Ciscato, o grupo busca a valorização das diferenças individuais. Inicialmente apresentado em Florianópolis, no 10º Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea, o espetáculo Convite ao Olhar poderá ser visto nesta sexta-feira, dia 9, às 11h30 e 17h30, em frente ao Museu do Amanhã, na praça Mauá, no Rio de Janeiro e, no dia 11 de junho, em São Paulo, faz duas sessões, às 16h e 19h, numa das salas da Galeria Olido. A agenda nacional ainda contempla Curitiba (PR) nos dias 16 e 17 de junho, na Casa Hoffmann e nas ruínas de São Francisco, e Porto Alegre (RS), cuja data ainda está em acerto.

flyer virtual Rio Convite ao olhar.png

Ana Luiza Ciscato, coordenadora da companhia, tem sólida experiência na condução de grupos de dança mistos que incluem pessoas com algum tipo de deficiência motora e/ou intelectual. Autora de um trabalho já reconhecido, trabalha com dança em Associações de Pais e Amigos de Excepcionais (Apaes). Formada por dez bailarinos jovens e adultos na faixa etária de 20 a 50 anos, a Cia. Lápis de Seda é composta por 60% considerados com deficiência intelectual e/ou motora e 40% sem deficiência.

A intenção é evitar rotulações e conceitos limitadores, como a de uma companhia de dança de bailarinos deficientes. Lápis de Seda quer ser somente uma companhia de dança”, diz Ana Luiza.

Com experiência e vastos serviços nesse campo de atuação, em 2011 ela atende ao convite da organização não governamental britânica Diverse City e do British Council para integrar o projeto Breathe, que posteriormente resulta em Battle for the Winds/Breathe, espetáculo de abertura dos Jogos Náuticos nas Olímpiadas de 2012, em Londres no qual entra Brasileiríssimo, coreografia concebida por Ana Luiza Ciscato para a turnê inglesa.

Cia Lápis de Seda Foto Cristiano Prim 1

A Companhia de Dança Lápis de Seda está vinculada à Arte Movimenta, realizadora do projeto patrocinado pelo Ministério da Cultura e Cateno, através da Lei Rouanet. Instituição do terceiro setor, ela foca no desenvolvimento humano, está comprometida com propostas coletivas de cunho criativo e uma concepção de inteligência identificados com os princípios da economia criativa. Incentiva a arte desde 2005, sempre com temas comunitários e conteúdos capazes de provocar transformações socioculturais.

  • Direção geral e coreografia: Ana Luiza Ciscato
  • Direção musical, compositor e arranjador: Luiz Gustavo Zago
  • Bailarinos: Ana Flavia Piovezzana do Santos, Aroldo Gaspar, Deivid Velho, Fabiana Cristina Marques, Gabriel Figueira, João Paulo Marques, Maura Marques, Paulo Soares, Ramon Noro, Roberta Oliveira e Silvia Gevaerd (bailarina estagiária)
  • Fotografia e vídeo: Cristiano Prim

Saiba mais: http://www.lapisdeseda.com/ 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s