dança, música, Posts do blog, Saúde

Ivaldo Bertazzo

E fechando nossa pequena série de coreógrafos brasileiros, não poderíamos deixar de destacar aquele que vem trabalhando incansavelmente no sentido de democratizar a dança, levando-a aos palcos da periferia, a pessoas sem vivência em dança,  de distintas profissões e diferentes classes sociais. Na verdade ele trabalhou a noção de “CIDADANIA ALIADA À ARTE”.

Quem?

IVALDO BERTAZZO

download

Dançarino, coreógrafo, diretor, professor e educador físico pelo método do movimento.
Nasceu em São Paulo no italianíssimo bairro da Moóca.

Passou pelas mãos e adquiriu experiência com Tatiana Leskova, Paula Martins, Renée Gumiel, Rachou Kauss e Mrika Gidali.

Curioso,  saiu pelo mundo absorvendo técnicas de danças em diversos países, entre eles Indonésia, Tailândia, Vietnã, Irã e Índia.

Criou o “Cidadão Dançante” conceito que levava ao palco, pessoas comuns sem experiência na área, permitindo àqueles que não são bailarinos, uma forma de expressão singular.

Seu conceito de dança fez parte de várias ONGs e projetos de dança da periferia paulista. Assim saiu do pacote das ideias e foi para o palco, o projeto social na Favela da Maré no Rio de Janeiro, que resultou nos espetáculos:

  • Mãe Gente
  • Folias Guanabares
  • Dança das Marés

Apresenta ainda, ” Samwaad – rua do Encontro”, com 64 jovens da periferia de São Paulo,  “Palco Periferia” “Milagrimas”, “Corpo Vivo” entre tantos outros.

Em 2002, com a ajuda de parceiras como a Petrobras, Instituto Votorantim e SESC, acontence a “Companhia de Dança Ivaldo Bertazzo”.

Em 1975, Ivaldo cria a “Escola de Reeducação do Movimento”, sempre com o objetivo de democratizar a dança, muitas vezes elitista, unindo com facilidade o erudito e o popular e também explorando no corpo, a linguagem das danças orientais, em especial a indiana.

Este ano, Ivaldo tirou da gaveta o projeto “Próximo Passo – O Espetáculo”, uma realização do Instituto Ivaldo Bertazzo. O objetivo é trabalhar com pessoas que sofreram ou sofrem de depressão, criando ferramentas para elas encontrarem o equilíbrio através da consciência corporal e reeducação do movimento.

Ao fim do projeto será produzido um documentário baseado nas experiências dos alunos sobre esse processo. A intenção da veiculação é incentivar outras pessoas a usarem o movimento na busca para recuperar o equilíbrio emocional e prazer na vida.

Ivaldo vem se dedicando à formação de professores e educadores de diferentes áreas, a cuidar do gesto cotidiano e movimentar-se de forma harmoniosa e saudável.

Avant Première tira o chapéu para Ivaldo Bertazzo e seus projetos. Que  eles sejam multiplicados e suas ideias absorvidas e utilizadas em benefício do social.

2 comentários em “Ivaldo Bertazzo”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s