Arte, dança, música, Posts do blog

BUTOH

_MG_9520-thumb-800x800-59033
João Butoh – Foto Internet

O Butoh é uma dança criada no Japão pós guerra mundial, por Tatsumi Hijikata e Kazuo Ohno, que queriam romper com as artes tradicionais japonesas (Nô,Kabuki).

A palavra butoh significa dançar (bu) e bater o chão (to). Foi influenciada pelas vanguardas artísticas europeias (expressionismo alemão, surrealismo e construtivismo). A movimentação é lentíssima como se cada mover não fosse apenas muscular, mas custasse cada órgão dos bailarinos.

Para Yoshito Ono, filho de Kazuo, dançar butoh é também encontrar a humanidade naquele que dança. De acordo com os ensinamentos dele, é fazer muito menos externamente e testemunhar o encontro da essência com a existência. Yoshito acredita que dançamos “para mudar o mundo”.

No Brasil destacam-se:

João Roberto de Souza ou João Butoh:

ator, bailarino, coreógrafo, figurinista, professor e mestre de butoh. Fundou o Ogama Butoh Center, onde desenvolve espetáculos autorais de grande beleza e profundidade. Já passou pelo flamenco, jazz dance, moderno, ballet clássico e folclore.

* * vinheta veiculada na Rede Globo e TV Futura em 2008 na passagem do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

 

Ana Medeiros:

bailarina gaúcha pioneira nos ensinamentos da técnica criada por Kazuo Ohno. Além de viver em Nova York por mais de 20 anos, onde se especializou em dança moderna na prestigiada Martha Graham School of Contemporary Dance. Atualmente ministra aulas na Casa Cultural Tony Petzhold em Porto Alegre.

“Levo o Butoh como uma fotografia de vida e hoje me encontro a desenvolver a escuta por onde ando e com as pessoas que encontro. Nele a vida e a dança acontecem de uma maneira mais humana, sem pretensão de ser ou querer algo. Essa é a importância do Butoh: dançando o Butoh aprendo a ser gente”.

Um comentário em “BUTOH”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s