dança, Informação, música, Posts do blog, psicologia

A Função da Música e da Dança

A função da música e da dança: uma perspectiva da psicologia evolucionista.

por Maria Cristina Lopes

É senso comum que a dança existe há muitos milhares de anos. É interessante notar suas funções em rituais religiosos, de caça ou em rituais de passagem. Porém, uma pergunta que pode trazer valiosas respostas é negligenciada. Esta pergunta é: “de que forma a dança teve importância na evolução e de que maneira moldou o ser humano?”. Dito de outra maneira: “como a dança nos ajudou a chegar até aqui?”.

Estudo da área de psicologia evolucionista (Hagen & Bryant, 2003) lança luz sobre as funções da música e da dança para a evolução do homem. Os autores sugerem que a música e a dança funcionaram ao longo da evolução humana como um sistema de sinalização de aliança. A aliança não se refere a uma simples reunião de pessoas, mas sim, uma aliança de cooperação. Portanto, a dança e a música indicam a qualidade da aliança formada.

A dança exige controle do movimento, ritmo e sincronia através da música. Isso só pode ser obtido através de muito treinamento o que requer tempo. As crianças são incluídas em rituais de dança desde cedo sendo incentivadas a dançar e cantar. Quanto maior o envolvimento com o grupo melhor a qualidade da sincronia do grupo na dança, no canto e na música.

Obviamente, se a dança e a música são sinais da qualidade da aliança do grupo é possível considerar que a dança e a música também podem gerar a cooperação. Possivelmente, a cooperação ocorre pela via da música e da dança, mas não é possível afirmar que estas atividades têm a função evolutiva de produzir cooperação. Desta maneira, a dança e a música não possuem a função evolutiva de provocar a aliança, mas sim, sinalizar a qualidade da aliança. 

A dança pode ser utilizada com outros objetivos específicos. Por exemplo, demonstrar beleza, como ritual de passagem ou casamento, para celebrações ou festividades, para funções espirituais, para demonstrar força ou para encontrar outra tribo aliada. Estas funções específicas da dança variam de acordo com as tribos e cultura. Porém, pela perspectiva evolucionista todas as funções específicas parecem compartilhar este traço comum: todas possuem função de sinalizar a qualidade da aliança.

A hipótese da sinalização de qualidade da aliança fornece uma perspectiva do grupo. Hagen e Bryant (2003) afirmam que performances em grupo são sinais de interesses coletivos. Isso é definitivamente importante para a evolução do homem do ponto de vista da sobrevivência. A cooperação exerce importante papel na proteção do grupo e aumenta a chance de sobrevivência individual.

Além disso, a música e a dança podem comunicar a emoção do grupo. Ou seja, se é um ritual de festividade a emoção transmitida será alegria e contentamento. Enquanto que se o ritual for de sepultamento a dança poderá transmitir tristeza. Isso permite que uma função importante da dança em termos de cooperação seja a comunicação. Este artigo influenciou a produção de muitos artigos científicos em relação a música, porém, em relação a dança ainda há muito a investir.

“Os humanos são aparentemente únicos em sua capacidade de formar relacionamentos intergrupais próximos e altamente cooperativos na ausência de vínculos consanguíneos” (Hagen & Bryant, 2003, p.22, tradução livre). A falta de vínculos consanguíneos pode ser suprida em sociedades por rituais para que as tribos tenham indivíduos cooperativos e socialmente interessados. 

 

Maria Cristina Lopes

Criadora do Psicologias Online e do Curso Psicologia da Dança.

Inspira pessoas a viver de suas paixões.

Confira mais sobre o trabalho de Maria Cristina Lopes pelo site: www.mariacristinalopes.com

Matéria na íntegra:

http://www.mariacristinalopes.com/a-fun–o-da-m-sica-e-da-dan-a–uma-perspectiva-da-psicologia-evolucionista.html

Um comentário em “A Função da Música e da Dança”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s